Skip to content Skip to footer

Encarar os problemas como um jogador de xadrez

Todos nós temos de resolver problemas. Uns são só chatices mas outros tornam-se verdadeiros obstáculos na nossa vida e obrigam-nos a direcionar a nossa energia, recursos e atenção para a sua resolução.

Seguramente que saber lidar com os problemas é um factor determinante para a nossa felicidade e sucesso. de certeza, que aqueles que consideramos “pessoas de sucesso” tiveram de aprender a lidar com os desafios com que se depararam ao longo da sua vida.

Patrick Bet-David, considerado por muitos (inclusivamente Ray Dalio) como um dos pensadores revolucionários da atualidade, partilha que as pessoas habituadas a lidar com os problemas e a fazê-lo de forma eficiente, fazem-no como jogadores.

No seu livro As suas Próximas 5 Jogadas, Patrick Bet-David refere que estas pessoas aceitam os problemas e encaram-nos como se de um jogo se tratasse: utilizam um processamento de problemas lógico e eficaz, assumem a responsabilidade de encontrar uma solução, planeiam os próximos passos, não evitam os temas.

A sua mentalidade é tudo: Quando começa a encarar uma crise como uma oportunidade, já está a ganhar o jogo.

De acordo com Patrick Bet-David, estas são 8 características das pessoas bem sucedidas a processar problemas:

  • Fazem muitas perguntas para disporem de mais informação.
  • Não lhes interessa estar certa ou errada. O importante é a verdade.
  • Não arranjam desculpas para explicar o que correu mal.
  • Gostam de ser desafiadas. A sua preocupação é resolver uma situação de forma rápida e eficaz.
  • São curiosas. Estão sempre a aprender para conseguir fazer melhor.
  • São boas a antecipar problemas e evitam mais problemas do que aqueles que podem resolver.
  • São ótimas negociadoras. Usam a lógica para que todas as partes envolvidas saiam a ganhar.
  • Procuram soluções permanentes e não respostas temporárias.

Quando evitamos processar certos problemas vivemos numa ilusão e pagamos a consequência. Não desperdices tempo, quer a nível pessoal, quer profissional.

Se tens a possibilidade de aprender a enfrentar a realidade e a tomar decisões guiando‐te pela tua própria bússola, poderás ser
bem‐sucedido.

Aquilo que se proclama na internet poderia levar-te a acreditar que alguns nasceram com o “bichinho”, um apetite natural para o risco que conduz diretamente ao sucesso. A verdade é muito mais básica. Ao longo da vida, o sucesso nos negócios (seja como empreendedor, intrapreneur ou em qualquer carreira que escolheres) requer uma mentalidade especial, uma abordagem agressiva e inflexível para solucionar problemas.

A melhor estratégia é polir a tua capacidade para os processar.

Leave a comment