Skip to content Skip to footer

3 livros para aprenderes a gerir o teu dinheiro

Odinheiro é uma certeza da vida. É algo que necessitamos para conseguir viver na sociedade atual. Antigamente, as pessoas trocavam bens por outros bens, era a chamada “troca directa”. Mas alguns bens apresentavam algumas dificuldades para a sua comercialização: eram difíceis de transportar, deterioravam-se com o tempo e para garantir a troca era necessário que ambas as partes quisessem o bem que receberiam.

Mas apesar da sua importância, a verdade é que na formação e educação ao longo da nossa vida pouco ou nada se fala sobre a gestão do dinheiro. E saber gerir os nossos rendimentos é algo cada vez mais sofisticados: já não é só saber poupar, é saber onde investir, saber o que é a desvalorização da moeda, as taxas de juros e de que forma essas e outras questões impactam no nosso poder de compra.

Selecionamos 3 livros que te ajudarão a gerir melhor os teus rendimentos e até conseguir alguns rendimentos extra .

O Caminho para a Liberdade Financeira | Bodo Schafer

Neste livro começamos por fazer uma análise à nossa situação financeira e aos nossos objetivos de vida. Reflectimos também sobre a forma como encaramos o dinheiro. O autor dá-nos a perspectiva de como a nossa atitude perante o dinheiro influencia as nossas decisões. Esta é uma boa parte do livro.

Na segunda parte, partimos para a prática: como podemos poupar, linhas orientadoras para podermos investir (como avaliar as possibilidades de investimento) e princípios irrevogáveis, que nos ajudarão a criar uma situação de solidez financeira.

Precisamos de redefinir a nossa atitude face ao dinheiro. Em vez de o deixarmos ditar os nossos atos, devemos apenas usá-lo para “sustentar” todas as áreas da nossa vida.

Neste livro aprenderá a poupar de uma forma consciente e eficaz, a aumentar os seus ganhos com novas fontes de rendimento, começar alguns investimentos, assumir a responsabilidade sobre o seu dinheiro, saindo da sua zona de conforto.

A Verdade Nua e Crua sobre Família, Filhos e Dinheiro | Kevin O’leary

Já todos conhecemos Kevin O’Leary e a forma pragmática e até “crua” de abordar a realidade. Para além da sua participação no programa televisivo Shark Tank, Kevin O’leary começou cedo a sua vida de empreendedor.

Neste livro, Kevin O’Leary traz-nos os 50 erros mais frequentes que fazemos na gestão do nosso dinheiro ao longo da sua vida, de solteiro ao casamento, da constituição de uma família até à reforma, dando conselhos essenciais acerca de poupanças e gastos, dívidas e créditos, assim como dicas sobre como incutir o valor do dinheiro em cada membro da nossa família.

Os 50 Segredos dos Milionários | David Stevenson

Trata-se de um livro bastante prático em que para cada um dos temas o autor faz no final uma pequena conclusão com dicas e bullets para que seja mais fácil de assimilar e implementar.

Nos primeiros capítulos o autor fala-nos sobre as noções sobre dinheiro e os princípios básicos que deveremos ter para começarmos a construir o nosso património.

Na parte seguinte David Stevenson debruça-se sobre estratégias para investirmos e assegurarmos o crescimento dos nossos rendimentos. Uma das mais valias deste livro é que o autor procurou abordar diferentes hipóteses e ideias consoante a fase da vida em que estamos: jovens investidores, com poucos rendimentos, e investidores já com algum rendimento disponível e que já se dedicam ao desenvolvimento e acumulação de riqueza a um ritmo mais acelerado.

Durante todo o livro são abordadas desafios com os quais todos nós nos deparamos, hoje em dia: como decidir por um investimento, como diversificar o nosso investimento, os impostos, a inflação, o crédito, entre outros.

Leave a comment